Myspace Glitter Text - http://www.glittertextlive.com

ENSINANDO VALORES ÁS CRIANÇAS ...



A palavra tem um impacto imediato no quotidiano das crianças. É a entonação que damos a ela que faz com que os pequenos percebam nossas intenções. O aprendizado de conceitos e valores se dá também através do que é observado, absorvido e vivenciado. Como os valores que aprendemos na infância são os que carregamos pela vida afora, é importante que os pais ou os responsáveis pela criança sejam influências positivas em seu quotidiano. Os pequenos são super “antenados”, apanham os adultos dizendo algo e tendo um comportamento incoerente com o discurso. Então, é necessário que palavra e atitude estejam em conformidade com a verdadeira intenção dos pais.



O "não" é o limite, é a palavra-conceito que estrutura a convivência em sociedade, que dá a noção de perigo, de reconhecimento de fronteiras.
O "por favor" é quase mágico, abre caminhos e possibilidades de conquista.
O "obrigado" ganha simpatia e deixa portas abertas e assim por diante.
Mas a palavra sozinha pode perder seu valor quando é exaustivamente repetida e não tem a respectiva atitude que a valide, que a torne coerente.



O "não" gratuito, sem reflexão, num primeiro momento deixa a criança indignada porque ela simplesmente quer.
Então a criança insiste, insiste, e muitas mães e pais acabam cedendo porque o "não" adveio muito mais do vício na palavra que proporciona "conforto" para os pais do que por um motivo realmente consistente.
A criança logo percebe que basta choramingar para conseguir o que deseja, e assim o "não" perde seu sentido.
Mais tarde a criança será taxada de desobediente e os pais não se darão conta de que eles mesmos a ensinaram a não dar importância a um pedido ou a um limite explícito.



De nada adianta ensinar a criança a pedir "por favor" quando solicita algo, se os pais não o fazem, mas "ordenam".
A dizer "obrigado", se eles mesmos não reconhecem as gentilezas dos filhos, dizendo que não fizeram nada mais que a obrigação diante de uma atitude solidária dos pequenos.
Ou pedir à criança que não grite quando ela observa seus pais gritando um com outro e assim por diante.
Esses são exemplos clássicos de questões simples do quotidiano, mas que ilustram como a base do carácter é formada através de observação e repetição de comportamentos.



Procure não esquecer de agradecer ou de manifestar sua alegria não apenas por suas solicitações atendidas, como também pelos os gestos de carinho e atenção que crianças que estejam sob sua responsabilidade demonstram nas pequenas atitudes. Elas aprenderão a importância do reconhecimento e da gratidão e também se manifestarão quando as pessoas forem generosas com elas.

Aprenda a dizer "Nao" com sentido... mas aprenda tambem a dizer SIM ... POR FAVOR...OBRIGADO....TENHO MUITO ORGULHO EM TI ....
Aprenda e ensine os verdadeiros valores da humanidade, do respeito e do amor incondicional....



São inúmeras as oportunidades que os pais têm para mostrar a importância de desenvolver e cultivar valores como respeito, generosidade, gratidão, responsabilidade, solidariedade.
E a maioria nem percebe as oportunidades que perdem de ensinar seus filhos.
Afinal …

ELES SÃO O NOSSO REFLEXO



Namasté...

1 comentário:

tapete vermelho disse...

Muito bom!!:) devemos mesmo saber respeitar os nossos filhos e nao achar que por serem mais pequenos que sao menos possuidores de sabedoria!! Obrigada pelo post!!
Bem-haja!:)