DIA 22 DE ABRIL ...DIA DA TERRA



O Dia da Terra é comemorado por milhares de organizações, em centenas de países, com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta Terra. A data foi criada nos Estados Unidos em 1970, com o primeiro protesto contra a poluição, convocado pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, e passou a ser comemorada por outros países nos anos 90.

É de esperar que, no mundo todo, se organizem atividades como limpeza de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops, shows e outros eventos culturais que realmente estejam voltados para essa questão tão séria que estamos vivenciando: o que podemos fazer em relação a questões ambientais que o Planeta enfrenta...

A resposta esta na consciencia de cada um de nós ....



Temos de parar de justificar o porque de nao o fazer e começar a fazer algo sem esperar que outros o façam primeiro...Que interessa que o governo nao faça nada fazemos nos primeiro.... que interessa que a reciclagem da dinheiro a muita gente e junta se tudo nos transportes que vem buscar aos contentores ..existem pessoas que o trabalho que tem é mesmo separar o lixo... o pouco que fizermos fara diferença...

Se cada um der o exemplo vai haver alguem que o vai seguir...



Temos de fazer algo pelo Planeta pois ele ja ha muito que pede ajuda e ele é a unica herança de valor que iremos deixar a geraçao seguinte ...

As crianças tem o ensinamento nas escolas certo? mas e em casa? havera o cuidado ?
Temos de lhes dar o exemplo e com isso criar novos habitos e assim cria se uma geraçao mais cuidada e sensiblizada para o ambiente ....

Por isso maos a obra ...vamos ter cuidado com a torneira da agua aberta , com as luzes acessas sem necessidade ( sempre podem fazer um apagao de vez em quando...), vamos reciclar tudo o que pudermos ,sempre que for possivel vamos passear a pé (as crianças ate agradecem...),vamos respeitar o ambiente pois ele e a nossa casa ...




ALGUMAS CONSEQUENCIAS JA EXISTENTES
Pode servir de motivaçao ....

1. No planeta estima-se que existam 4 600 espécies de mamíferos, 31 000 espécies de peixes e mais de 900 000 espécies de insectos, muitos dos quais ainda não estão identificados.

2. Estima-se que em cada ano se extinguem de 17000 a 25000 espécies de seres vivos em todo o Mundo. Só na Europa há cerca de 1500 plantas em risco de extinção ou já extintas.

3. A preservação das espécies autóctones é absolutamente necessária. Nos Estados Unidos da América só são cultivadas duas espécies de feijão verde e no Canadá 50% do trigo cultivado é de uma só variedade. Na Europa, de 145 raças autóctones de gado 115 estão em perigo de extinção.

4. Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

5. A poluição dos rios e oceanos pode ser a causa da redução de muitas populações animais. É o que se pensa estar a acontecer com a população de beluga ou baleia-branca, no canal de São Lorenço, no Canadá. Pensa-se que em 1900, mais de 5 000 animais viviam nesta zona, mas actualmente estima-se que a população esteja reduzida a apenas 450 indivíduos. Pesquisadores acreditam que o lixo tóxico lançado pelas indústrias situadas ao longo do rio será a causa de mortalidade destes animais, já que exames aos seus corpos revelam altos níveis de produtos químicos nocivos, como policlorados, DDT, mercúrio e cádmio.

6. Muitas espécies de tubarão encontram-se ameaçadas de extinção. A lista de espécies em perigo incluem o tubarão-martelo e o tubarão-azul, que desaparecem a um ritmo de 50 000 animais por ano, apanhados "acidentalmente" em anzóis nas costais do Havai.

7. A pesca do bacalhau caiu, entre 1968 e 1992, cerca de 70%, não por um aumento da consciência ecológica, mas devido ao estado debilitado dos stocks pesqueiros.

8. As populações de garoupa estão em franco declínio, devido à destruição dos recifes de coral no mundo inteiro. Por exemplo, nas Filipinas, os corais são envenenados com cianeto para a captura deste peixe.

9. A tartaruga-verde, que existe nas costas do Brasil, está em extinção. Em cada mil nascimentos, apenas uma ou duas sobrevivem.

10. Os corais, das águas quentes dos trópicos, estão a ficar descorados. Pesquisadores acreditam que eles são as vítimas mais visíveis do efeito de estufa.

11. Os rios amazónicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.

12. Existem mais de 3500 áreas protegidas em todo o mundo. Estas áreas incluem parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas. Elas cobrem um total de 5000 m2, ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

13. Há 100 milhões de anos, os tubarões constituiam cerca de 60% de todas as espécies oceânicas. Actualmente eles são apenas 3% das espécies que povoam os oceanos.

14. Em 25 anos, o tubarão cinzento pode produzir até 20 000 dentes, o que explica porque os dentes de tubarão são das recordações mais frequentemente trazidas dos fundos dos mares.

15. Todos os anos, de 1500 a 2000 tubarões são encontrados presos e normalmente mortos em redes protectoras de tubarões nas costas da África do Sul.

16. Existem ainda poucos conhecimentos da biodiversidade marinha, principalmente a grande profundidade. Um estudo detalhado de uma dessas comunidade revelou que numa área equivalente a metade de um court de ténis existiam 898 espécies. Mais de metade destas espécies foram identificadas pela primeira vez.

17. A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos uma área correspondente a metade de um campo de futebol.

Artigo: Naturlink -Coordenação de M.C. Reis e A.M.



TABELA DE TEMPO DE DEGRADAÇAO DE ALGUNS MATERIAIS

Vidro------------------ 4 mil anos
Pneu------------------- 600 anos
Tampa de garrafa------- 150 anos
Plastico--------------- 100 anos
Latas/copos plasticos-- 50 anos
Naylon----------------- Mais de 30 anos
Lata de aço------------ 10 anos
Isopor----------------- 8 anos
Chicletes-------------- 5 anos
Fralda biodegradavel--- 1 ano
Filtro de cigarro------ 5 anos
Pedaço de pano--------- 6 meses a 1 ano
Jornal----------------- 6 meses
Palito----------------- 6 meses
Papel------------------ 3 a 6 meses
Aluminio--------------- De 200 a 500 anos
Ceramica--------------- Indeterminado
Fonte: http://www.naturalsolucoes.com.br/residuos01.html




Nao somente hoje, mas que em todos os dias possamos rever nossas atitudes com o Planeta e avaliarmos de que forma podemos contribuir para sua preservação. Ja sabemos de pequenas atitudes que podem fazer grande diferença seja na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa escola e nas ruas.
Se voce ainda nao tomou nenhuma atitude, que tal começar ja hoje?




Namasté...

Sem comentários: